Émillie Charmy foi uma pintora francesa que iniciou sua trajetória nas artes visuais produzindo obras impressionistas, passando posteriormente pelo pós-impressionismo e fauvismo, vanguardas das quais participou ativamente.… Leia Mais “Émilie Charmy”
Textos
Eneida Sanches no @fissura.artes – Fissura Entrevista
Iniciou estudos em artes na Escola de Arte da Bahia, aos 6 anos de idade. Cursou arquitetura, de 1980 a 1990 e simultaneamente cursou Belas Artes na… Leia Mais “Eneida Sanches no @fissura.artes – Fissura Entrevista”
Ani Ganzala: o afeto entre sapatonas pretas no muro e no papel – por Alexandra Martins
Ani Ganzala é filha de D. Lina e mãe de Lila. Nasceu em Salvador, é sapatão preta e candomblecista, também atua no grafite (assina como Kpitú) e utiliza a técnica de aquarela em suas pinturas que retratam… Leia Mais “Ani Ganzala: o afeto entre sapatonas pretas no muro e no papel – por Alexandra Martins”
Débora Passos
Débora Passos (PI) reside e trabalha em Brasília (DF).Em Ginófitas (2019-2020) ela nos apresenta pinturas em aquarela e desenhos em nanquim em que utiliza formas orgânicas e… Leia Mais “Débora Passos”
Como enquadrar um enquadramento: lições de Agnès Varda – Mayã Fernandes
Escrevo este texto após assistir a análise de uma fotografia feita pela artista e cineasta Agnès Varda, em Um minuto para uma imagem (1983). Em formato de… Leia Mais “Como enquadrar um enquadramento: lições de Agnès Varda – Mayã Fernandes”
Convocatória de textos Fissura 2020
Convidamos autoras para a submissão de textos para a publicação no site da Fissura. Aceitamos textos sobre artes visuais e feminismos e a produção de mulheres artistas.… Leia Mais “Convocatória de textos Fissura 2020”
Silvie Eidam
O trabalho da artista transita entre pintura, vídeo, instalação e colagem, com alguns desenhos. A maior parte de sua produção, no entanto, tem a pintura como linguagem.… Leia Mais “Silvie Eidam”
Diana Salu
por Nina Ferreira Barreto “O Caminho é o Vazio E seu uso jamais o esgota É imensuravelmente profundo e amplo Como a raiz dos… Leia Mais “Diana Salu”